A gruta encontra-se no distrito de São Leonardo, bem no centro da comunidade. Conheça a Gruta Nossa Senhora de Fátima.
São Leonardo, antigamente chamado pelo nome de “Quebra-Dentes”, esta localizada no fundo de um vale onde havia a presença de índios. O registro da existência desses povos é evidenciado nas pontas de flechas, machadinhas de pedra e outros instrumentos encontrados no local.
Fundada e mantida pelo professor Leonardo Harger, na escola da comunidade havia uma biblioteca com mais de dois mil exemplares de livros. Os alunos elaboravam mensalmente um jornal chamando O Colibri que era escrito à mão e apresentava notícias da comunidade e do Barracão. Na Vila Quebra-Dentes e região existia hotel, armazéns, atafonas para fazer farinha de milho, engenho de farinha, galpão de pouso para tropeiros e pastagens para animais como gado e mulas, enfim, contava com um comércio completo e ainda a primeira rodoviária e o primeiro cartório do município.
O aumento do transporte de madeira enriqueceu ainda mais o comércio da região e surgiram algumas fabricas. As fontes de energia para as pequenas fábricas, residências, engenho, serrarias e atafonas eram as rodas da água, o querosene, a gasolina ou o óleo. No entanto, a falta de energia elétrica tornava o processo das fábricas muito difícil e as impedia de concorrer com outras indústrias. Assim, aos poucos, os proprietários foram se desfazendo de seus empreendimentos ou transferindo-se para locais que já contavam com a energia elétrica.
O nome Quebra-Dentes se originou diante das dificuldades que as mulas dos tropeiros encontravam para subir os aclives do caminho. Escorregando e batendo com a queixada no solo, “quebrando os dentes”. Já o nome São Leonardo é uma homenagem ao senhor Leonardo Harger, primeiro professor da comunidade.
A gruta Nossa Senhora de Fátima foi fundada por Renato Antônio Harger no centro da comunidade, um local muito lindo, rodeado de árvores, a linda e simples cachoeira, a roda d’água, se tornando um local de oração e encontro da comunidade.